terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Luto Ron Asheton

Ron Asheton, guitarrista e fundador da banda de rock The Stooges, foi encontrado morto em sua casa em Ann Arbor, no Estado do Michigan, nesta terça-feira, informou a polícia.

Asheton, de 60 anos, foi encontrado em seu sofá e parecia estar morto há vários dias, disse o sargento de polícia de Ann Arbor Brad Hill.

"Não acreditamos na hipótese de crime", disse Hill.

A polícia foi chamada para a casa de Asheton pouco depois da meia-noite, depois que um conhecido informou que não conseguia entrar em contato com o guitarrista há vários dias.

O irmão de Asheton, Scott, é o baterista do The Stooges. Os dois foram os fundadores da banda em 1967 em Ann Arbor, juntamente com o vocalista Iggy Pop.

Conhecida por um estilo primitivo e violento que incluía mergulhos no público e brincadeiras abusivas de Pop, Os Stooges fizeram parte da cena do rock do final dos anos 60 da região de Detroit, que incluiu também o MC5.

A banda se separou em 1974 depois de três álbuns lançados, sucesso comercial limitado e grandes problemas de drogas com Pop.

Mas com riffs de guitarra de Asheton como em "I Wanna Be Your Dog" e "TV Eye", a música da banda é considerada uma poderosa influência em uma série de bandas punks e alternativas, incluindo The Sex Pistols, Ramones e The White Stripes.

Depois que da separação dos Stooges, Asheton atuou em uma série de filmes de terror de baixo orçamento nos anos 1980 e 1990.

Asheton, considerado o 29o maior guitarrista do rock pela revista Rolling Stone, juntou-se aos Stooges quando a banda se reuniu em 2003 para um álbum de volta em 2007, "The Weirdness".

(Reportagem de Kevin Krolicki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário